SESCON

É uma matriz que compõe intervalos de valores salariais para um grupo de cargos e/ou postos de trabalho que possuem o mesmo grau de complexidade. Os cargos são agrupados por classes, às quais são atribuídas faixas salariais que determinarão a remuneração dos colaboradores. A tabela salarial é composta pela seguinte estrutura:

Classe salarial

É o conjunto de valores organizados em faixas, que correspondem à trajetória salarial no mesmo grau de complexidade ou de maturidade. É utilizada para agrupar os cargos classificados com a mesma importância para a empresa, identificando-os com a mesma classe na tabela salarial; toda classe salarial necessita ter um nome.

Faixa salarial

Corresponde a cada um dos valores da classe salarial, partindo sempre do salário inicial e respeitando intervalos entre si para cada cargo. As faixas com valor de salário terão que ter algum nome e deverão ser únicos.

Salário

É a contraprestação devida à pessoa que ocupa o cargo pelos serviços prestados, resultante do contrato de trabalho. O salário do colaborador é definido por diferentes faixas ao longo da tabela salarial e da classe em que o cargo e/ou posto de trabalho estiver incluído, conforme o desempenho do profissional.

Cargo

É o grupo de funções de mesma natureza e amplitude de atuação, como por exemplo: Assistente Administrativo, Analista de Recursos Humanos, entre outros (diversas áreas e complexidades).

Posto de trabalho

O posto de trabalho representa um agrupamento de características pré-determinadas para a ocupação de uma posição por um determinado colaborador na empresa. Ao efetuar a alocação de um colaborador no posto de trabalho, podemos definir um grupo de características que podem ser obrigatórias, desta forma os históricos dos colaboradores são alterados em uma única operação. Este grupo compõe o perfil do posto de trabalho.